Abrir menu de acessibilidade
Menu acessibilidade

HDP realiza Simpósio de Nefrologia do Noroeste Gaúcho

04/09/2025

HDP realiza Simpósio de Nefrologia do Noroeste Gaúcho

No dia 29 de agosto o Hospital Divina Providência (HDP) e a URI – Campus Frederico Westphalen promoveram o Simpósio de Nefrologia do Noroeste Gaúcho, evento voltado à discussão da doença renal crônica e seus impactos na saúde pública.
O encontro reuniu mais de 140 participantes, entre profissionais da saúde, acadêmicos e pacientes, representando 17 municípios da região. Logo na chegada, os participantes foram recepcionados com um coffee, e ao final do evento também puderam confraternizar em um novo momento de integração.
A programação contou com 14 palestrantes que compartilharam conhecimento e experiências em diferentes áreas:

  • Palestra Magna – “Doença renal: uma causa de todos nós”, com Dra. Marina Moschetta.
  • Mesa-redonda – “A trajetória e vivências de pacientes com doenças renais”, com Rodrigo da Silva, Micaeli Bonafé Luza e Elói Argenta.
  • Mesa-redonda – “Doença Renal Crônica e Comorbidades: prevenção e tratamento”, com Enfermeira Alane Echer, Nutricionista Fábia Benetti, Enfermeira Greice Tolotti e Farmacêutico e Bioquímico Everton Boff.
  • Mesa-redonda – “Direitos sociais e continuidade do cuidado psicossocial na Atenção Primária”, com Psicólogas Eliane Cadoná e Claudia Beux, Assistentes Sociais Rosania Pissinin e Veranice Tatto Roggia.

A mediação das atividades ficou a cargo de Isabela Piccinin e Daniel Andolfatto, que conduziram os debates e garantiram a troca de experiências entre palestrantes e público.
O simpósio contou com o patrocínio da Unicred Horizontes, I&D Consultoria Hospitalar e Nipro Medical, que contribuíram para a realização deste importante momento de aprendizado e integração.
De acordo com a comissão organizadora, o evento cumpriu seu papel de promover a troca de conhecimentos, valorizar o cuidado integral e reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce das doenças renais crônicas.
O HDP e a URI/FW agradecem a presença de todos os participantes, palestrantes, apoiadores e patrocinadores que possibilitaram a realização do simpósio.


A justificativa do evento e o papel da Hemodiálise no HDP
A realização deste simpósio nasce da necessidade de promover um espaço de integração científica e assistencial, reunindo profissionais, estudantes e especialistas para debater um tema de extrema relevância para a saúde pública: as doenças renais.
Segundo dados nacionais, a insuficiência renal crônica está entre os problemas de saúde que mais crescem no Brasil, impactando diretamente a qualidade de vida dos pacientes e exigindo avanços contínuos nos serviços de prevenção, diagnóstico e tratamento. Nesse contexto, o simpósio reforçou a importância de compartilhar experiências e discutir novas perspectivas no cuidado aos pacientes renais.
No Hospital Divina Providência, o setor de hemodiálise é exemplo desse compromisso. O serviço iniciou suas atividades em maio de 2006 e, desde então, passou por diversas evoluções para melhor atender seus pacientes. Atualmente, são atendidos em média 95 pacientes por mês, provenientes de 31 municípios da região, contando com os métodos de hemodiálise e diálise peritoneal.
O setor funciona de segunda a sábado, em dois turnos, com sessões realizadas três vezes por semana, cada uma com cerca de quatro horas de duração. A assistência é garantida por uma equipe multiprofissional composta por 22 profissionais, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicóloga, nutricionista e assistente social, assegurando um cuidado completo e humanizado.
Hoje, com orgulho, a Clínica Renal do HDP já é referência em hemodiálise adulto e diálise peritoneal, atendendo pacientes em estágio 4 e 5 da doença renal crônica. A realização deste simpósio integra as estratégias do Hospital Divina Providência para fortalecer o conhecimento científico, promover a integração entre profissionais da saúde e avançar no processo de habilitação como referência ambulatorial no Estado, ampliando os serviços ofertados e garantindo que a região seja contemplada com esse atendimento essencial.